segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro; Série A - jogos de domingo



     Corinthians x Cruzeiro: sexto jogo consecurtivo que o Cruzeiro não sabe o que é perder na competição. Foram cinco vitórias e um empate. Raposa entrou de vez na briga pelo G-4. Com 48 pontos, passou a equipe goiana e já é a sexta colocada, ficando quatro atrás do São Paulo. Cruzeiro é a equipe líder do returno, com 27 pontos. Se transformou na sexta equipe na briga pela classificação na Libertadores e pelo título. A equipe está a seis pontos do Palmeiras, faltando sete rodadas.
     Primeiro tempo e o Cruzeiro equilibrou as ações corintianas. Destaque pros lances de perigo aos 16 e aos 28. Pelo lado corintiano, o destaque é a chance desperdiçada por Jorge Henrique aos 35. Na troca de passes na frente da cozinha, Marquinhos Paraná achou Fabrício nas costas de Marcelo Oliveira. Fabrício então serviu Gilberto, que só teve o trabalho de balançar o capim, quando eram jogados redondos 40 minutos.
     Na segunda etapa, a equipe do Parque São Jorge tentou pressionar, tendo uma chance de ouro aos 10 de novo com Jorge Henrique, que perdeu o gol numa excelente defesa do arqueiro Fábio.  Nem Ronaldo nem as entradas de Edno, Defederico e Boquita resolveram. Quarta tem Cruzeiro x Santo André e Vitória e Corinthians.
     Destaque: Confusão envolvendo jogadores das duas equipes, provocando o amarelamento de Elias e Fabrício, e um brinde cor do amor pra Fernandinho, pendurado;


     Clássico coelho da Mônica: clássico repleto de gols. Rogério Ceni roubou a cena. voltou a sacudir o barbante depois de um ano. Depois de ficar duas vezes atrás do placar, o São Paulo virou e agora ficou a dois pontos do líder Palmeiras. Expulsão de Rogério Ceni provocou muita adrenalina nos minutos finais.
     O gol de Rogério Ceni foi o seu primeiro depois de exatos um ano e cinco dias, quando marcou da marca da cal no clássico São Paulo 2x2 Palmeiras.
       Primeiro tempo recheado de gols (quatro, pra ser mais exato) e de falhas no setor de defesa. A inaugural foi do tricolor, aos cinco minutos de jogo, no gol de André, substituto de Kléber Pereira, que recebeu a bola na boquinha da garrafa pra subir entre dois beques e meter o chifre nela. Hernanes, no entanto, tirou o zero no placar do tricolor aos 11, numa cobrança de falta que a bola foi lá onde a coruja faz o ninho e dorme.
     Em outra falha são paulina, foi a vez de Rodrigo Souto meter o chifre nela e pôr o Santos de novo na frente, aos 25. Aos 38, a defesa santista marcou bobeira e o oportunista Washington empatou. Felipe até tentou defender, mas a bola acabou entrando.
     Segundo tempo e Jorge Wagner pôs o São Paulo na frente aos 14, aproveitando cruzamento de González e, de pé direito, pegou de prima.
     Emoções não pararam por aí. Robson, sozinho, aproveitou cruzamento de Triguinho, e empatou para o Santos em mais um gol de chifre. Dois minutos depois, Dagoberto sofreu falta e Rogério Ceni cobrou no canto esquerdo de Felipe e recolocou o São Paulo em vantagem. O arqueiro viria a receber a péssima notícia de que teria que ir pro chuveiro mais cedo, aos 32 minutos.
     Quarta tem Atlético-PRxSantos e São Paulo (sem Rogério Ceni)xInternacional (sem Guiñazu);

     Clássico Gaúcho: quinto Gre-Nal do ano e quarta vitória do Inter, que encostou na liderança, dois pontos atrás do Palmeiras.  Colorado vivo na briga pelo caneco, que viria após a  conquista invicta de 79, três décadas de passado, em plena temporada secular. Bom público no Beira-Rio que, aliado ao esquema mais ofensivo da equipe, fez o único tento do desafio  logo aos três minutos, na sua primeira finalização no jogo. Foi o primeiro gol do domingo. Kléber inverteu a bola da esquerda para D´alessandro, (o apaixonado por Gre-Nais) que chutou de fora da cozinha e fez o tento que garantiu mais três pontos pro colorado, numa infelicidade do goleiro Victor, enganado por lo quique de la pelota.
     Primeiro tempo e Inter com mais posse de bola, mas com pouca efetividade, e o Grêmio chegou menos ainda na frente. Único lance real de gol para os gremistas rolou aos 5. Adílson puxou o contra-golpe e meteu, de longa distância, o sapato nela. Desvio encagaçou os colorados.
     Segunda etapa e Herrera no lugar de Douglas Costa. Argentino melhorou a equipe, que perigou mais. Dicara, Lúcio chuverou na área e, após respingo na defesa, Souza finalizou pro alto. Aos 11, Herrera chegou aos fundo e pôs a bola no cocoruto de Souza, que viu a bola tirar tinta da baliza. Aos 22, Souza desceu pela canhota e tocou pro hermano, que ganhou o troféu Mustella, furando em boa condição de fuzilar. Em seguida, revide do Inter: cruzamento de Andrezinho e o zagueiro Indígena chutou com peligro.
     Mais folgado, o colorado cresceu e perigou aos 27, quando o jovem Marquinhos tocou uma perfect ball pra Alecsandro, que se embabosou todo ao tentar dar o drible no Victor. Na última parte o duelo ficou tenso e o time do Saci, contou  principalmente com as bolas paradas de Andrezinho, em por lo menos três ocasiões. Com os nervos à flor da pele, Rafael Marques foi tirar o acúmulo de sujeira e a catinga de suor antes do previsto.
     Quarta tem GrêmioxAvaí e São PauloxInter, no duelo decisivo entre os gigantes. Famoso jogo de meia dúzia de seis pontos.

     Destaque: a falha de Victor, que aparentemente era imune a erros;

     Clássico Carioca: Primeira vez que o clássico é jogado no Engenhão. Jejum do alvinegro dura dez partidas (três empates ( os três anteriores seguidos em 2x2) e sete derrotas).  Última situação que o torcedor botafoguense pôde comemorar foi na semi-final da Taça-Rio do ano passado, um 3x0 em 14/04.
     Situações inversas e pretenções diferentes entre as duas equipes. O Flamengo, dono de uma bela arrancada no campeonato, mostrou a que veio e, aos 31, fez o gol da vitória mínima, com o Imperador. Botafogo tentou o resto do clássico buscar uma forma de empatar, e esteve muito perto na cobrança penal desperdiçada por Lúcio Flávio.
     Quarta tem Botafogo (sem Lúcio Flávio)xNáutico e BaruerixFlamengo (sem Pet).

     Curiosidade: público presente menor que público pagante.

     Destaques: briga entre torcedores rubro-negros e Policiais Militares fora do Estádio; os dois incríveis e incrédulos gols desperdiçados por Fierro, substituto de Willians; Pênalti inexistente de Aírton em André Lima,  que ocasionou um cartão amarelo injustamente aplicado ao zagueiro improvisado do Flamengo. "Pênalti mal marcado, pênalti mal cobrado". Ditado popular pesou contra Lúcio Flávio;

     Clássico Atletiba: Clássico de número 341. Coxa foi a 37 e abriu 5 da zona da degola. Atlético-PR estacionou nos 39 e já enxerga o fantasma do rebaixamento bater a porta. Quebra de tabu de seis anos. Desde 14/03/2003 o Coxa não vinha vencendo o rival em casa.
     16 min e Paulo Baier cobrou esquinado. Num infeliz desvio, Ariel acabou sacudindo o barbante do patrimônio. Dois minutos depois, se redimiu, recebendo bom passe de Marcelinho Paraíba e ficando na frente de Gallato, tocando no canto destro e fazendo o tento do empate.
     23 da etapa final e cobrança de esquinado do Coxa. Bate e rebate na cozinha e gol da virada, de Jéci. Alegria durou pouco. Aos 28, Marcinho recebeu bom passe de Paulo Baier e decretou empate traveiz. Nos acréscimos, Marcos Aurélio marcou contra o rival e ex-time e pá, vitória dos donos da casa.
    Quinta tem CoritibaxSport, e quarta tem Atlético-PRxSantos.


     Destaques: violência das duas equipes e os gols de Ariel;

     Goiás x Fluminense: Fluminense em situação dificílima. Resultado foi bom pra equipe. Quinta partida seguida sem vitória dos goianos.
     5 minutos de jogo e Ramalho lançou Iarley e a zaga da equipe lanterna da competição parou. Mais rápido, Iarley meteu o sapato nela, sem chances pro goleiro Rafael. Aos 17, 2x0 Goiás. Vítor foi até o fundo e fez cruzamento certeiro no cocoruto de Ramalho. Flu começou a reação aos 42, no belo gol de Mariano, após bonito passe de Fred mas não cheira.
     Aposta do técnico Cucaiu, Ezequiel González empatou a partida aos 15 da etapa final, numa cobrança de falta perfect. Na busca por três pontos, o Flu buscou atacar de tudo quanto é forma, e levou perigo aos 30, na arrancada do Maicon pela esquerda e seu chute que assustou o Goiás. Quinta tem PalmeirasxGoiás e FluminensexAtlético-MG;

     Avaí x Sport: Sport chegou aos 29 pontos, continua vice-lanterna e sofre com o fantasma do rebaixamento a cada rodada. Estreia do zagueiro Rogélio, do Avaí (ex-Brusque) no Campeonato Brasileiro Série A.
     Sport foi ao ataque e abriu o marcador logo aos quatro minutos. Gol de Wilson. O segundo veio aos sete. Luciano Henrique chutou lá onde a coruja faz o ninho e dorme.  Avaí não se abateu. Reação começou aos 16, com uma eficiente cobrança de falta do capitão Marquinhos, no ninho da coruja do outro lado.
     Segunda etapa, 19 minutos, Willian avança pela esquerda e rola pra Luis Ricardo empatar. Quarta tem GrêmioxAvaí e quinta tem SportxCoritiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário