quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Amém, a Copa Santa Catarina vem aí! (e com ela a série D)

     Enfim foi batido o martelo e decidido o impasse sobre a Copa Santa Catarina. Foi só o Delfim voltar de viagem que, pelo menos nesse quesito, a situação parece estar em ordem. Só, pra variar, ficou muito mal explicado o caso da transmissão. Mais uma vez o Delfim negou a RIC, e quis o SBT de graça uma vez por semana, aos sábados, ás 17 h. Informações coletadas no Blog do Rodrigo Santos indicam que um dirigente atribuiu ao fato de que a RIC não teria aberto mão dos R$ 60 mil que os clubes lhe devem.

     Em termos de disputa, e de campeonato em si, ele será disputado por sete clubes, em turno e returno, classificando os dois melhores para a final. Os times serão: Avaí, Brusque,Criciúma, Figueirense, Ibirama, Joinville e Metropolitano. Em caso do campeão ser Figueirense ou Criciúma, a vaga para a série D é concedida ao segundo melhor classificado dentre Brusque, Joinville, Ibirama e Metropolitano.

     Alegando estar disputando as semifinais do Campeonato Brasileiro Série D e também pelo fato de seu estádio estar passando por reformas, a Chapecoense negou-se a participar da competição, assim como campeão e vice da segundona, estes inicialmente "convidados", mas depois "desconvidados", em razão de processos judiciais ainda em curso relacionados a condutas indevidas tomadas pelos clubes, sob contribuição direta da FCF que, "castigada por um raio durante uma tempestade" (é o que diz o Delfim), teria não controlado como deveria a súmula dos jogos e o sistema de cartões, gerando uma grande polêmica entorno dos clubes Porto e Concórdia.

     A tabela já foi definida e publicada na tarde desta terça-feira no site da FCF. Por razões de ocorrência de incidentes indevidos ocorridos em jogos cujos quais foram mandantes, Brusque e Metropolitano hão de pagar punição com a perda de um mando de campo cada. O Brusque estreia sob seu mando contra o Criciúma (e o jogo pode ser em Camboriú ou Itajaí). O Metropolitano (possivelmente mandando a partida em Pomerode) encara o Ibirama, e Joinville e Figueirense duelam na Arena.

     Creio que o Brusque tem grandes chances de classificação para a série D, uma vez que montou um bom elenco, são quatro times brigando por duas vagas, e os outros times, ou darão pouca importância à competição ou são inferiores ao Brusque.

     Falando em Série D, vale ressaltar que o Marcílio Dias é um dos disputantes garantidos na edição de 2010, uma vez rebaixado da Série C e, assim, garantindo vaga na Série D. Asssim, Santa Catarina terá três representantes na quarta divisão do Campeonato Nacional edição 2010.

     Ainda sobre a Copa Santa Catarina, vale ressaltar que o campeão disputa a Recopa Sul-Brasileira, que dizem que será em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário