quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Prazer, LDU, de novo


     Geralmente, quando faço resumos dos jogos, me baseio em fontes da internet. Mas dessa vez, não farei resumo algum do jogo do Fluminense, pelo contrário, postarei  palavras digitadas a punho próprio, até porquê naturalmente assisti ao jogo e para incrementar comentários meus, o que aliás, justamente decidi fazer, ao invés de resumir o jogo.
     Um dos grandes FAILS da história. Segundo ano consecutivo, de novo uma competição internacional, de novo final, de novo Fluminense x LDU, de novo o segundo jogo no Maracanã, de novo o Fluminense foi pro segundo jogo em desvantagem, de novo precisava ir em busca de resultado, de novo não conseguiu, de novo a LDU sagrou-se campeã em pleno Maracanã, e o Fluminense ficou vice diante de sua torcida. É, realmente são muitas as coincidências, dez pra ser mais preciso, e todas elas novamente conspiraram contra o Fluminense. Uma pena. Agora a LDU é a terceira equipe a conquistar a chamada "tríplice coroa" (conquista da Libertadres, Sul-Americana e Recopa Sul-Americana). Antes, só Boca Juniors e Inter haviam conquistado a proeza.
     Quatro gols parecia muito. Mas quando terminou o primeiro tempo, que já estava 2 x 0, dois gols parecia muito pouco, menos ainda quando  o saiu o terceiro. Mas o quarto gol não saiu, infelicidade plausível, que não desmerece o tricolor, que fez uma partida na base da qualidade técnica de boa parte dos jogadores, na base da valentia, da garra, da gana realmente de querer e confiar em fazer os quatro gols necessários. Pena que o time não foi capaz de detectar que o caminho para fazer os gols, e quem sabe daí sairia a conquista, seria apostar nas jogadas individuais para "chamar" as faltas.
     A expulsão de Fred simultaneamente complicou e não complicou muito a postura da equipe. Sabe-se que, juntamente com o Conca e o Diguinho, ele é peça-chave na equipe, marcando gols em quase todos os jogos. Mas, faltando treze minutos para o fim de jogo, a LDU perdeu o jogador que, mesmo antes em igualdade de número, em tese seria o "jogador a mais".
     Concordo plenamente com o que disse o Cuca. Ele vem desempenhando uma excelente função no comando técnico, e fez as alterações corretas, só pecando na demora em sacar o Mariano, que fede de ruim. De resto, ele foi muito sábio no que disse. Falou bem a verdade quando disse que o que faltou pro Fluminense foi o quinto gol (sofrido na partida de ida). Pura verdade.
      Ano passado, quando boa parte no exterior sul-americano desconhecia o Flu, e surpreendeu-se com a campanha da equipe na Libertadores, o então técnico à época, Renato Gaúcho, disse: "Prazer, Fluminense". Consolidado  vice-campeonato, surgiu um pitaco: "Renato Gaúcho, prazer LDU". E agora, infelizmente, "Prazer, LDU", de novo.
      A primeira batalha da semana acabou, e a missão agora é se preparar para a segunda, tanto física como psicologicamente. Não pode desistir e tem que batalhar até o fim pra vencer e escapar de uma vez por todas do rebaixamento à Série B, no confronto direto com o Coritiba, ainda mais que o jogo é fora de casa. Mais uma difícil missão para o "time de guerreiros", que não é tão difícil assim, pois se continuar jogando da forma que estão, certamente escapará. O que não pode é ficar lamentando o vice-campeonato da Sul-Americana, abaixar a cabeça e desanimar.

     Destaques negativos: um deles é a atuação do árbitro, que marcava tudo, parava o jogo toda vida, não deixava o jogo correr, não macou um pênalti claro a favor do time da casa e por isso teve uma atuação prejudicada. O outro são as três expulsões.

    Não tenha dúvida de que, agora, com um novo vice-campeonato do Fluminense diante da LDU, novos pitacos surgirão, e alguns até são reaproveitáveis de quando do vice-campeonato da Libertadores, a 03/07/2008, inclusive um até adaptado:

1 - O Fluminense é o time da Cinderela: passou da meia-noite, acabou o encanto;
2 - Pó-de-arroz + choradeira de 80 mil = lama de mina de calcário - Albert Einstein;
3 - Polícia do Rio declara: Lei Séca pega 80 mil de uma vez só no Maracanã, sem bafômetro;
4 - A humildade venceu a soberba - Ruy Barbosa;
5 - O melhor plano de saúde é a vida, o segundo é Unimed;
6 - Fluminense campeão da Sul-Americana: "Nunca serão!" - capitão Nascimento;
7 - "Choramos muito com a derrota do Fluminense" - Lúcio Flávio, capitão do Botafogo.

2 comentários:

  1. bom nao entendo muito de futebol e tambem nao vi o jogo, entao nao tenho como comentar sobre o assunto. mas parabens rafael, tais escrevendo bem :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Tanto pela visita, quanto pela leitura, quanto pelo comentário, quanto pelo elogio. Espero sempre continuar assim.
    Se possível ajude a divulgar.

    ResponderExcluir