sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"Andradizamento" do futebol


     Interessante a opção do Figueirense em contratar Márcio Goiano pro cargo de técnico. Jogador identificado com o clube, fez história lá, e é uma aposta. Já cumpriu os estágios obrigatórios, como auxiliar técnico e treinador de categorias de base. Prum planejamento que começa quase que do zero, e visando um Estadual, é bom momento oportuno.
    Treinadores chamados "medalhões" não são mais procurados como até poucos anos atrás. Há muitos treinadores de nome por aí desempregados. Em seus lugares, clubes estão trazendo ex-jogadores, efetivando interinos ou até mesmo apostando em desconhecidos.
     Ao trazer um ex-jogador reconhecido ao clube, o Figueirense faz como o Flamengo: ganhou confiança da torcida, que não questiona os feitos do técnico enquanto jogador, e instaura um período de calmaria no clube, que passa por uma turbulenta crise após fracassar na Série B do Campeonato Brasileiro. Pode não ter feito o que deveria? Pode não ter encontrado a melhor solução? Pode. Mas pelo menos a torcida deixará ele trabalhar tranqüilamente. Se tivesse contratado algum treinador "manjado", na segunda rodada já estariam aplicando represálias caso as coisas não ocorram como devam.
    Sorte ao Márcio Goiano. Certamente precisará, assumindo um clube que está com muitas expectativas nos seus bastidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário