segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Troca de Dinastias

      Trecho do Terra (Grifo meu):

     Esqueçam as pífias campanhas dos últimos anos. Até do rebaixamento vascaíno à Série B no final de 2008. Hoje, o torcedor do Rio de Janeiro pode se orgulhar de ver o "renascimento" do futebol local perante o restante do País. O hexacampeonato brasileiro do Flamengo, a permanência heroica de Botafogo e Fluminense na Série A do Nacional e o retorno do Vasco à elite, como campeão da Série B, não só reerguem os cariocas, como também encerram uma dinastia que pertencia até então aos rivais paulistas.

     Campeão em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e, agora, em 2009, o Flamengo foi o responsável por encerrar o domínio paulista na Série A do Brasileiro, que já durava seis anos - neste período, Santos (2004), Corinthians (2005) e São Paulo (2006, 2007 e 2008) ergueram o troféu do Nacional. Para isso, os rubro-negros tiveram de suar para bater o Grêmio de virada, por 2 a 1, em um Maracanã tomado pelos torcedores rubro-negros.
     Em outro confronto decisivo, outro confronto Rio x São Paulo terminou com vitória carioca. Lutando para não cair à Série B, o Botafogo derrotou o Palmeiras por 2 a 1, se manteve na elite e ainda tirou o adversário da Libertadores do ano que vem. Na briga pelo mesmo objetivo, o Fluminense empatou com o Coritiba por 1 a 1, se livrou do rebaixamento e ainda mandou o rival para lá.
     O domingo, aliás, só teve um paulista vencedor: o São Paulo, que bateu o já rebaixado Sport por 4 a 0 e se classificou para a Libertadores do ano que vem. Quem também disputará a competição continental é o Cruzeiro, algoz do Santos na Vila Belmiro (2 a 1) e também responsável por tirar o Palmeiras do G-4 na última rodada do Campeonato Brasileiro.
     Quem completa a lista dos times que irão para a Libertadores 2010 (além do Corinthians) é o Internacional, que por pouco tempo sentiu o gostinho de ser campeão brasileiro, enquanto o Grêmio segurava o Flamengo no Maracanã. Com a vitória por 4 a 1 sobre o Santo André, rebaixado à Série B, os colorados asseguraram o vice-campeonato nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário