segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Regulamentos aprovados


     Foram aprovadas, na sexta-feira, no congresso técnico, ou reunião arbitral, se assim preferir, na sede da Federação Catarinense de Futebol, a fórmula  de disputa do Campeonato Catarinense 2010, sua respectiva tabela, e a fórmula de disputa da  Copa Santa Catarina 2010.
      Dirigentes dos oito clubes que integram a elite do futebol catarinense aprovaram a fórmula de disputa do Campeonato Catarinense 2010, que será disputado por dez equipes e têm seu início agendado pra 17/01 e término pra 02/05.
      As equipes jogarão dois turnos. Os vencedores de cada um deles se credenciam para as finais, que ocorrerão em partidas de ida e volta, nos dias 25/04 e 02/05. Os quatro colocados de cada turno farão dois jogos semifinais - com o mando de campo para os times de melhor campanha e renda dividida, assim como nas finais - e, os vencedores de cada confronto avançam para a final do turno. O ganhador se garante na decisão.
      O sistema se repete no returno, com a diferença de que se o mesmo clube ganhar terá a vantagem do mando de campo no segundo jogo da final do campeonato, significando que a conquista dos dois turnos não elimina  a decisão. O vencedor dos turnos enfrentará a equipe de melhor índice técnico na final e terá a vantagem de jogar a segunda partida em seu estádio.
      Em caso de empate de pontos, se for uma vitória pra cada lado, prevalecerá o critério saldo de gols, e se assim persistir, a equipe mandante da final será campeã, ou seja, a equipe mandante do segundo jogo da final joga, também, pelo resultado de dois empates.
      Já a tabela será idêntica à deste ano.
    
Confira o que mudou:

 2009:
      - Os campeões de cada turno, mais os dois melhores colocados na classificação geral garantiram vaga no quadrangular semifinal;
     - Nesta fase, os quatro times jogaram entre si, em turno e returno, e os dois melhores se credenciaram para disputar a decisão;
     - Na final, a Chapecoense venceu a ida, em Chapecó, por 3 a 1; e o Avaí devolveu a derrota em Florianópolis duas vezes - ganhou por 3 a 1 no tempo normal e 3 a 0 na prorrogação.

2010:
     - Os quatro melhores se classificam para a semifinal de cada turno (1º x 4º e 2º x 3º);
     - Os vencedores de cada confronto fazem a final do turno;
     - O campeão do turno garante vaga na final da competição;
     - No returno, a fórmula se repete;
     - O campeão está na decisão;
     - Caso um time que ganhe os dois turnos, joga a segunda partida em casa contra a equipe de melhor índice técnico;
     -  Se existirem dois campeões de turno, terá o mando a equipe que somar mais pontos na fase de classificação.

     A Copinha vai virar Copão. Concederá os mesmos prêmios do estadual e será realizada de 05/05 a 10/07, compreendendo um período de coincidência de datas com a Copa do Mundo, porém não coincidindo jogos e horários. Os jogos da Copa do Mundo serão de manhã. A intenção de fazer a Copinha logo em seguida ao estadual é deixar as equipes em atividade durante praticamente sete meses ininterruptos e, depois, deixar o calendário livre para dar mais tranqüilidade aos clubes catarinenses que disputarão suas respectivas divisões do Campeonato Brasileiro.

     A fórmula de disputa consistirá na participação de dez equipes (as mesmas disputantes do Campeonato Catarinense) dividas em dois grupos ou chaves contendo cinco em cada um (a), que disputarão turno e returno confrontando-se dentro dos (as) grupos (chaves), com mandos invertidos em cada turno. Os dois melhores classificados em cada grupo (chave) por turno, farão as semifinais e, posteriormente finais. Os dois campeões farão a final decisiva. O campeão definitivo conquistará uma vaga na Recopa Sul-Brasileira e uma vaga na Copa do Brasil. O vice fica com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória de uma mesma equipe em ambos os turnos, a vaga na Série D ficará a cargo da equipe detentora de melhor índice técnico.

     Detalhe: os times que vierem a ser rebaixados no Estadual jogarão a Copinha, o que significa dizer que um clube de SC poderá jogar a Copa do Brasil e a Divisão Especial de SC em 2011.


      Assunto importante e bastante polêmico: a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios, já proibida nos jogos do Brasileirão, será banida também nos jogos do Estadual. Coronel Eliésio Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar, deixou claro que baixará portaria que proibindo o comércio de bebidas alcoólicas nas dependências e em um raio de 200m dos estádios (a distância foi diminuída) nas três horas antecedentes e nas duas horas sucedentes às partidas. Aqui, retornamos a uma história já acontecida: há uma ação judicial impetrada pelos clubes contra a Polícia Militar em 2008, que acabou tendo sucesso na justiça. A FCF diz que os clubes não devem buscar a liberação da cerveja via judicial. Os clubes pequenos perdem uma importante renda com a venda nos estádios.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário