segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Brasileirão Série A - jogos de ontem


      Internacional x Santos: vitória após três jogos de jejum e volta ao G-4. Mais uma derrota do Santos fora, Santos aliás que só venceu o já rebaixado Sport fora de seus domínios, no returno. Felipe principal nome do Santos na primeira etapa. O Inter poderia ter matado o jogo antes de ser vazado. Foram duas bolas na trave, uma com Alecsandro, outra com D’Alessandro. Não conseguiu e aí teve que conviver com a possibilidade de levar o empate. Mário Sérgio reinventou o conceito de retranca: tirou Alecsandro, um centroavante, e colocou Glaydson, um volante. Como Marquinhos estava fazendo função de meio-campista, o treinador conseguiu deixar o time sem um atacante sequer. Não foi dessa vez que a equipe da baixada santista se viu livre do risco da degola.  Luxemburgo provável técnico do Inter em 2010.

     Fluminense x Atlético-PR: trecho do globoesporte.com (grifo meu):

     Antes do duelo deste domingo, o ex-atacante Washington entrou em campo ao lado do amigo e ex-companheiro Assis para agradecer aos torcedores pelo apoio ao "Washington Day", o movimento organizado pelo clube carioca para ajudá-lo financeiramente a combater uma rara doença degenerativa conhecida como ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica -, que afeta o sistema motor do organismo. Sentado em uma cadeira de rodas, o eterno ídolo tricolor se emocionou com os gritos de "tricampeão", uma referência aos títulos cariocas vencidos por Washington com o clube.

     Trecho do Terra (grifos meus):

      Diante de um Maracanã lotado em espetáculo de três cores nas arquibancadas, o Fluminense conseguiu manter sua boa fase e renovar as esperanças de se manter na elite do Campeonato Brasileiro em 2010. Com novo gol do artilheiro e capitão Fred, principal responsável pela reação tricolor, o time das Laranjeiras venceu sua sexta partida seguida e se aproxima da salvação na reta final. Neste domingo, a vítima foi o Atlético-PR, que perdeu por 2 a 1 e já se vê ameaçado de ocupar a vaga do adversário (...). 
       Com mais um gol anotado neste final de semana, o seu décimo no torneio nacional, Fred se consolida como heroi tricolor nas últimas rodadas. Desde que voltou de lesão na virilha direita, o atacante foi às redes dez vezes nos dez últimos jogos e forma ao lado de Conca e Maicon o trio ofensivo que vem brilhando e traçando o caminho para evitar o vexame nas Laranjeiras.
     Os outros dois integrantes do trio foram responsáveis pelo segundo gol na noite, em linda jogada do argentino e conclusão da revelação do clube. Com isso, já são seis vitórias incluindo Brasileiro (Atlético-MG, Cruzeiro e Palmeiras) e Sul-Americana (Cerro Porteño em Assunção e Universidad do Chile em Santiago). Agora, passa a somar 39 pontos na mesma 17ª posição, mas apenas dois atrás do rival Botafogo, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Atlético-PR soma quatro a mais, restando apenas três rodadas a serem disputadas.
      Com a bola rolando, a esperançosa torcida tricolor demorou apenas 17 minutos para festejar mais um passo de sua incrível reação na luta contra a queda. O trio ofensivo apareceu bem pela primeira vez quando Conca fez lançamento no lado esquerdo do ataque e encontrou Maicon. O jovem atacante passou com facilidade pela marcação e, no fundo, cruzou para Fred entrar de carrinho e anotar mais um gol importante para a salvação do Fluminense.
      Já na etapa final, com os mandantes acuados pela pressão inicial dos atleticanos, mais uma vez dois dos principais nomes do elenco apareceram para fazer a diferença e tranquilizar os mais de 52 mil torcedores. Cercado por três marcadores, Conca fez o giro e conseguiu ótimo lançamento pelo alto, deixando Maicon livre para tocar por cima de Galatto e marcar belo gol no Maracanã, que ainda ficou apreensivo nos minutos finais.
      Isso porque Alex Mineiro encontrou espaços dentro da área rival e rolou para Marcelo chutar rasteiro e descontar para os paranaenses, que nem assim conseguiram evitar a derrota. A tensão nas arquibancadas aumentou nos minutos finais e até Fred voltou à defesa para afastar os seguidos cruzamentos dos visitantes. No entanto, a festa e a esperança de salvação aumentaram com o apito final, terminando a angústia por momento. Antes de irem para os vestiártios, os jogadores do Fluminense, comandados pelo seu capitão, foram ao centro do gramado agradecer o apoio do torcedor. 


     Goiás x Santo André: Goiás quebrou um jejum de oito partidas sem vitória., ocasionando a subida equipe em três posições na tábua. Santo André segue com poucas chances de sair da degola.
      
      Trecho do Terra (grifo meu):

     O gol deixou o Goiás abatido, sem esboçar uma reação. O Santo André se aproveitou da fragilidade do adversário e prosseguiu pressionando, principalmente com os lançamentos e bolas longas de Marcelinho Carioca. Porém, a superioridade do time visitante não se concretizou em gols, fazendo que a equipe fosse para os vestiários com apenas um no placar.

      Trecho do globoesporte.com (grifos meus):

     O placar de 1 a 0 ficou barato para o Goiás, mas a torcida não poupou ninguém. Uma sonora (e justa!) vaia encerrou o primeiro tempo.
     Domingo tem Santo André x Avaí e Flamengo x Goiás.



     Avaí x Corinthians: Trecho do Terra (grifo meu):

     A festa era para o atacante Ronaldo, mas foi outro camisa 9 quem roubou a cena no Estádio da Ressacada. Graças a dois gols de William, o Avaí venceu o Corinthians por 3 a 1 e agora, nas palavras de seu técnico Silas, começa a ver uma vaga para a Libertadores em 2010 como algo mais possível. 
     Ronaldo teve recepção calorosa em Florianópolis. Nada do que ele já não tivesse acostumado. Antes de a partida começar, ele e o meia Marquinhos, do Avaí, foram homenageados na calçada da fama do estádio. Foi lá que Ronaldo, vestindo a sete, marcou seu primeiro gol com a Seleção Brasileira. 

     Trecho do globoesporte.com (grifos meus):
      Na verdade, só o Avaí entrou no gramado da Ressacada com alguma motivação. Já classificado para a Libertadores de 2010, na condição de campeão da Copa do Brasil, o Corinthians abriu mão há muito tempo de qualquer pretensão no Brasileirão. Quando atingiu uma pontuação suficiente para não correr risco de rebaixamento para a Série B, o Timão passou a cumprir tabela. 
     E contra o Avaí, foi assim mais uma vez. Com desfalques e fazendo alguns testes, o técnico Mano Menezes sabia que seu time não iria dar show em Santa Catarina. Nem mesmo com Ronaldo, que pouco ajudou  em campo. Do lado do Avaí, o treinador Silas tinha uma equipe muito motivada depois de duas vitórias seguidas (sobre Atlético-PR e Vitória), da classificação garantida para a Copa Sul-Americana e com o sonho de Libertadores ainda vivo.
     

     Náutico x Flamengo: trecho do Terra (grifo meu):

     Em mais uma atuação de gala de Adriano e outra boa exibição de toda a equipe, o Flamengo ampliou o desespero do Náutico na tarde deste domingo e entrou de vez na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Beneficiado pelo empate do Palmeiras com o Sport na última quarta-feira, o time da Gávea alcançou a segunda colocação da competição com vitória por 2 a 0 e fica a apenas dois pontos do líder São Paulo, restando três rodadas para o término do torneio nacional.
     Com o terceiro triunfo seguido e incrível reação sob o comando do técnico Andrade, o clube rubro-negro soma seu 60º ponto na classificação e salta da terceira para a segunda colocação no encerramento da 35ª rodada, agora com um a mais que o Palmeiras. Além disto, abre cinco em relação ao Cruzeiro, atual quinto colocado, e fica quase garantido na próxima edição da Libertadores da América.
Já na outra ponta da tabela, o Náutico dá sinais que deverá mesmo fazer companhia ao rival Sport na segunda divisão, fato que deixaria Pernambuco sem representantes na elite do ano que vem. Estacionado nos 35 pontos, na vice-lanterna, o time está seis atrás do Botafogo, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, com apenas nove em disputa na reta final.
      No forte calor de Pernambuco, o camisa 10 da Gávea travou duelo equilibrado com Asprilla desde os primeiros minutos e já nos toques iniciais mostrou que levaria vantagem sobre o zagueiro. Com 16min de jogo, Adriano precisou de dois toques para resolver e abrir o caminho da vitória do Flamengo. Após cruzamento forte, Adriano dominou a bola no lado esquerdo e em seguida só rolou para finalização de Léo Moura. Como Gledson não conseguiu segurar, Petkovic apareceu para pegar a sobra e mandar para as redes.
      Já em suas últimas participações antes de ir para o vestiário no intervalo, o atacante mostrou suas características de definidor e deixou a sua marca, chegando aos 19 gols na ponta da artilharia do Brasileiro. Aos 46min, em rápida troca de passes entre Léo Moura e Zé Roberto, Adriano se colocou bem na área e só teve o trabalho de completar cruzamento que veio da direita, ampliando a festa rubro-negra e o desespero dos pernambucanos.
      Nos 45 minutos restantes, Adriano teve atuação mais coletiva e desfilou no gramado dos Aflitos vasto repertório de jogadas. Um pouco mais recuado para explorar os contra-ataques, o atacante fez lançamentos precisos, tabelas com os companheiros que vinham de trás, arriscou um "elástico" na zaga rival e voltou a brilhar como "garçom". Aos 14min, depois de receber lançamento pelo lado direito, o artilheiro foi ao fundo e serviu Zé Roberto, que pegou mal e jogou por cima. Já nos últimos minutos, ajudou a defesa e com importantes cortes em cruzamentos pelo alto e pelo chão, segurando a vantagem até o apito final.
     Sábado tem Corinthians x Náutico e domingo tem Flamengo x Goiás.



     Barueri x Botafogo: trecho do Terra (grifo meu):

     Precisando vencer para expulsar o fantasma do rebaixamento, o Botafogo visitou o Barueri na 35º rodada do Campeonato Brasileiro. Voltando ao time depois da acusação de ter recebido uma suposta "mala branca", Val baiano marcou três vezes e o time da casa venceu os cariocas por 3 a 0. O outro era o goleiro Renê, em quem o centroavante fez questão de dar um abraço depois de marcar cada um dos seus gols. Os dois atletas, que voltaram a jogar neste domingo, ficaram fora das partidas contra Internacional e São Paulo.
     O Botafogo começou com mais ímpeto, procurando manter a posse de bola e abrir o marcador logo no início. Porém, o jogo estava embolado no meio de campo e restava ao time carioca apenas arriscar chutes de longa distância, que não preocupavam a defesa do Barueri.
     (...)
     A derrota deixa o Botafogo em situação complicada. Com 41 pontos, o time do Rio de Janeiro é o 16º colocado, apenas uma posição acima da zona de descenso. O Barueri, por sua vez, sem maiores aspirações no Brasileiro, fica na 10º colocação, com 48 pontos conquistados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário